terça-feira, 31 de agosto de 2010

AS ESCOLAS (continuação)

SAUSSURIANISMO


Considerado o Pai da Linguística, Ferdinand de Saussure defende inúmeras teses constituintes da Linguística. Podemos ressaltar a Semiologia, Dicotomia entre Langue e Parole, Diacronia e Sincronia, Sintagma e Paradigma, Arbitrariedade do Signo Linguístico, Mutabilidade e Imutabilidade, além de outros fatores que o auxiliaram a compor o Curso de Linguística Geral - vulgo CLG - livro de sua autoria.
A maior e principal característica de Saussure é a visão que ele tinha sobre a língua. O "Pai da Linguística" pensava a língua não de forma atomística como seus antecessores - automística: análise separada dos elementos da língua - mas sim como um sistema que se reorganiza a cada mudança que ocorre na língua, de ordem histórica ou não.


Para saber mais, recomendo a leitura do livro "Curso de Linguística Geral" (CLG), onde Saussure aborda todas suas teorias sobre a língua.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AS ESCOLAS

Para início de conversa, convém dizer que a Ciência Linguística passou por várias fases, as quais atribui-se o nome de "Escolas". Citarei aqui duas destas escolas de foco importantíssimo que ajudou de uma forma ou de outra na "criação"  e no reconhecimento da Linguística como uma ciência.


GRAMÁTICA GERAL



A Gramática Geral foi a primeira a evidenciar os estudos linguísticos - antes desta, a linguagem era vista apenas como algo útil que auxiliava na compreensão da filosofia e da literatura.
Tendo como "criador" Port-Royal, através da Gramática Geral a linguagem passou então a ser vista como algo que reflete o pensamento humano - designada naquela época como "espelho do pensamento". Era ainda baseada em lógicas propostas pela matemática, onde tudo que fugisse à lógica não era tido como linguagem. Nesta época, tinha-se como o grande foco de estudo o sujeito e o predicado, em outras palavras,  o nominal e o verbal.

LINGUÍSTICA HISTÓRICA


A Liguística Histórica surgiu logo após aos estudos da Gramática Geral, com o intuito de se opor e apresentar novas teorias acerca da linguística. Esta escola obteve percussão tão grande que foi dividida em duas "correntes": Comparatista e Neogramáticos.

CORRENTE COMPARATISTA -  GRAMÁTICA COMPARADA

Os estudos da Gramática Comparada teve como principal objetivo - além de se opor à Gramática Geral - comparar (como o próprio nome já diz) tanto línguas arcaicas como línguas modernas européias com o Sânscrito - o qual é (quase) considerado como Língua Mãe, primeira língua, etc.
Uma das teorias criadas pelos comparatistas foi a da "Tese de Declínio da Línguas", teoria esta que defendia que as línguas não eram um começo e nem um meio, mas sim um 'fim'. Era vista como um 'fim' pelo fato de acreditarem que o espírito humano moldava-se a língua, na perspectiva de expressar o pensamento de si próprio. Com isso, desenvolveram ainda três subdivisões para a língua:
  • Línguas Isolantes: Havia nesta a impossibilidade de distinguir os elementos do léxico dos elementos gramaticais, o que impedia qualquer tipo de análise.
  • Línguas Aglutinantes: Havia distinção entre elementos lexicais e elementos gramaticais, porém, estes elementos não seguiam nenhuma regra específica, as palavras se formavam sem obedecer nenhuma regra.
  • Línguas Flexionais: Há a distinção entre elementos lexicais e elementos gramaticais. Tem a capacidade de flexionar-se, ou seja, permite-se criar novas palavras a partir de uma palavra primitiva (com o uso de afixos, por exemplo) e obedece a Regras de Formação de Palavras e Regras de Análise Estrutural - RFP's e RAE's respectivamente (dados morfológicos).

NEOGRAMÁTICOS

Digamos que é "menos complexa" em relação a Escola Comparatista, pois para os Neogramáticos as línguas se modificavam apenas levando em consideração a organização interna que cada uma possuia. Assim, a única explicação que possuiam para a modificação linguística era a variação histórica, resumidamente, a língua se modifica juntamente com as alterações da história.




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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comunicação Animal e Linguagem Humana

Uma dúvida pertinente que sempre ocorreu em meus pensamentos é se a linguagem é o que diferencia ou não o homem. Nestes aspectos, será que os animais têm linguagens próprias utilizadas para se comunicarem?!
Para sanar esta dúvida, utilizei o texto de BENVENISTE, In. PROBLEMAS DE LINGUÍSTICA GERAL I, no capítulo COMUNICAÇÃO ANIMAL E LINGUAGEM HUMANA, indicado pelo Prof. Dr. Roberto Baronas, que ministra as aulas de Epistemologia da Linguística, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Benveniste neste texto buscou esclarecer questões acerca da "linguagem animal", a qual parece não existir no mundo dos seres irracionais. Como justificativa para tal "afirmação", o autor utiliza o método que as abelhas utilizam para anunciar as outras da colméia que foi encontrado determinado  alimento.


A "LINGUAGEM" DAS ABELHAS


Benveniste apoia-se no código explicado por Karl von Frish para explicar a maneira como as abelhas comunicam-se entre si.
Uma abelha operária sai da colméia em busca de alimento - especificamente, o pólen - retornando a colméia apenas depois de ter encontrado sua fonte de sobrevivência. Em seu regresso, outras abelhas recolhem o polén das antenas da abelha colhedora ou o néctar gerado a partir do vômito desta. Após, realizam vários tipos de dança, as quais afirma-se ser um meio de comunicação entre esses insetos. Baseada no texto, explicitarei dois tipos de danças.
  • Dança Circular: Movimentos circulares realizados pelas abelhas, inicialmente círculos horizontais da direita pra esquerda, depois, da esquerda pra direita. E assim sucessivamente.
  • Dança em "oito": Representação parecida com a figura de um oito (8), acompanha por constantes vibrações no abdômen das abelhas.
Após a comunicação através das danças, outras abelhas retornam ao local onde foi encontrado alimento e realizam novamente as danças.

Acerca das danças, pode-se identificar três fatores de suma importância sobre os alimentos encontrados:
  • A dança simboliza o alimento encontrado;
  • A dança em círculos indica que o alimento foi localizado próximo a colméia, enquanto que a dança em "oito", simboliza que foi encontrado numa distância maior;
  • Direção: O "oito" dançado em direção ao sol indica a direção que as abelhas devem seguir em busca do alimento.

    LINGUAGEM HUMANA x LINGUAGEM DAS ABELHAS


    Todo o estudo acerca da maneira de comunicação das abelhas identificou que estas possuem capacidade inata de apontar objetos existentes - característica também da linguagem humana - no entanto, essa comunicação entre as abelhas não deve ser considerada como uma linguagem, mas sim como um código, pois para haver linguagem é necessário diálogo, intervenção de aparelho vocal,  entre outros fatores importantes característicos da própria linguagem.

    terça-feira, 24 de agosto de 2010

    Apresentação

    Inicialmente, a criação deste blog tem por objetivo relatar análises Epistemológicas acerca da Linguística. Estas análises serão ainda avaliadas pelo Prof. Dr. Roberto Baronas, que ministra as aulas de Epistemologia da Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

    Além disso, o "Linguisticalizando!" tem também por finalidade abranger a todos os visitantes o amplo campo profissional que as Ciências da Linguagem proporciona, tentando ainda visualizar melhor essa Ciência inovadora que promete "arrebentar" futuramente!